Deputado Edu Olivera discute retomada das operações no porto seco de Uruguaiana

Nesta quinta-feira, 21, o deputado estadual Edu Olivera cumpriu uma série de agendas em Uruguaiana para tratar da retomada das operações do Porto Seco da cidade. O parlamentar que já havia realizado, no dia 25 de agosto, audiência pública no município para debater a atual situação da malha ferroviária gaúcha, participou de encontros com autoridades parceiras para articular politicamente a reativação do trecho uruguaianense das ferrovias.
Pela manhã, o deputado participou de uma reunião na sede da Associação Comercial e Industrial (ACIU), com o diretor da Agência de Desenvolvimento (AGU), Luiz Augusto Schneider e o representante da Rumo ALL, empresa que detém da concessão das ferrovias gaúchas, Miguel Evangelista.
Entre as agendas, o deputado reuniu-se com o presidente do legislativo, vereador Jose Fernando Tarrago e com o prefeito municipal, Ronnie Mello. "A união de forças políticas e institucionais é crucial para que se torne viável a negociação em torno dessa reativação. E espero que em médio prazo a gente traga boas notícias para a cidade", ressaltou o parlamentar.



REUNIÃO





A principal agenda do deputado em Uruguaiana, foi a reunião com empresários brasileiros e
argentinos que aconteceu pela parte da tarde na ACIU. A pauta do encontro, organizado em parceria com a ADU, foi a demanda de carga ferroviária para o centro do país, incluindo a argentina que hoje conta com pelo menos 500 mil toneladas reprimidas, apenas em Passo de Los Libres.
Participaram da reunião, operadores de transporte, representantes da indústria rural e empresários, afim de viabilizar o retorno do funcionamento dos trens de carga no município.
Uruguaiana, um dos maiores portos secos do Brasil em movimentação e valor, atrás apenas do de Foz do Iguaçu, perde tanto financeiramente quanto em logística pelos problemas causados pela falta de escoamento férreo. Com destaque para a soja, hoje transportada exclusivamente pelas rodovias.

AVANÇOS
Dos passos importantes dados durante a oportunidade, destaca-se a decisão de organizar uma comissão, a fim de reunir-se com o gerente comercial da Rumo ALL para debater questões das operações domésticas, como o transporte de soja e arroz e o funcionamento das operações do porto.

Além disso, foi realizada pelos empresários, a entrega de um levantamento com informações de carga, destino e volume total de produtos e mercadorias, que demonstra o total interesse dos produtores primários na retomada das operações do porto seco uruguaianense.






FERROVIAS
O deputado Edu Olivera acredita que em médio prazo aparecerão as primeiras sinalizações positivas por parte da Rumo, no que diz respeito ao trem de carga de Uruguaiana. A pressão feita pelo parlamentar que é membro da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo, têm trazido importantes resultados para os gaúchos.
Após negociações, fomentadas pelas audiências públicas realizadas pelo deputado, em diversos municípios do estado, e de sua visita à sede da empresa em Curitiba, a Rumo ALL anunciou o investimento de mais de R$ 5 milhões na malha ferroviária gaúcha. Da mesma maneira, espera-se que ocorra em Uruguaiana, para que através da parceria com a AGU, e os empresários da região, se conquiste a reativação dos trens e a retomada do município como maior porto seco brasileiro.

Comentários