Entidades se unem para garantir reativação do porto seco de Uruguaiana



Deputado Edu Olivera e o diretor da ADU, Luiz Augusto Schneider, reunidos com representantes da ACIL e da Rumo ALL.

A reabertura do porto seco uruguaianense, que é o maior do país, volta a ser discutida em reunião nesta quinta-feira, 19, no município. O encontro, que ocorre às 18h30, na Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana (ACIU) reúne a empresa Rumo ALL, detentora da concessão da malha ferroviária gaúcha, o deputado estadual Edu Olivera, representantes da Agência de Desenvolvimento de Uruguaiana (ADU) e empresários locais.
Na ocasião, é esperada mais uma sinalização positiva por parte da Rumo, resultado de uma série de audiências públicas promovidas pelo parlamentar através da Comissão de Economia da Assembleia Legislativa. “Estamos cobrando somente o cumprimento do contrato de concessão, não é possível que as ferrovias do sul estejam totalmente abandonadas”, destacou Edu. No mês de setembro, a empresa já havia anunciado o investimento de mais de R$ 5 milhões para manutenção das ferrovias do Estado, desta vez o parlamentar espera que novos anúncios concretos sejam feitos. 
Na última reunião promovida em Uruguaiana para tratar do assunto, no dia 21 de setembro, ações importantes foram realizadas. Entre elas destaca-se a entrega para a Rumo de um levantamento com informações de carga, destino e volume total de produtos e mercadorias, realizada pelos empresários que demonstrou o total interesse dos produtores primários na retomada das operações do porto seco uruguaianense.
“Com os dados obtidos ficou ainda mais clara a urgência da reativação e manutenção do trem de carga uruguaianense. Acredito que esta reunião poderá marcar um recomeço no que diz respeito ao escoamento das cargas acumuladas e futuras do município, importantíssimo para a economia do nosso estado”, disse Edu Olivera. 

Cobranças da ANTT
Em Brasília, no último dia 10 de outubro, o deputado esteve reunido com o superintendente da Agencia Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Alexandre Porto Mendes de Souza. Na oportunidade, Alexandre anunciou ao parlamentar que a ANTT, abriu um processo administrativo, em caráter confidencial, notificando a concessionária para que se manifeste frente à inadimplência na prestação dos serviços no Rio Grande do Sul. Com isso, serão apuradas as causas e a Rumo terá que explicar o porquê do não cumprimento do contrato firmado sob pena de perder a concessão da malha ferroviária gaúcha.

Comentários