Edu Olivera e AUSM buscam definições quanto ao início das obras do Sistema de Barragens Taquarembó-Jaguari





Na tarde da última quinta-feira (24), o deputado estadual Edu Olivera acompanhou a direção da Associação dos Usuários da água da Bacia Hidrográfica do Rio Santa Maria (AUSM) em reunião com o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.
Em pauta estiveram demandas da associação e das comunidades dos municípios que ela abrange, entre as quais, a principal se refere a necessidade urgente do início de obras do projeto de Sistema de Barragens e Canais Taquarambó-Jaguari.
Ainda que seja conhecida a importância das obras de construção das barragens e canais na região, pelos benefícios que trará não só para os municípios diretamente beneficiados, mas para todo o estado, o projeto tem encontrado até então dificuldades relacionadas a articulação política necessária.
“Quero ser um parceiro direto desse projeto. A construção das barragens é de extrema importância para nossa região da Fronteira Oeste e para todo o RS, e esbarra exatamente onde posso colaborar, na política. Vamos fazer essa articulação junto ao governo do Estado, se for preciso iremos à Brasília. Queremos essas obras iniciadas o mais rápido possível”, garantiu Edu Olivera, que já esteve reunido com a AUSM em outras oportunidades, visando colaborar com os projetos da entidade.




 O SISTEMA DE BARRAGENS

O Sistema será composto pelas barragens Taquarembó e Jaguari e uma rede de canais de 296 km de extensão, que viabilizaria a irrigação de 117 mil hectares de terras, na bacia do Rio Santa Maria.
Anualmente serão irrigados em torno de 51 mil hectares das culturas de arroz, soja, milho, sorgo, pastagens e fruticultura.  Serão beneficiadas cerca de 200 mil pessoas, dos municípios de Dom Pedrito, Lavras do Sul, Rosário do Sul e São Gabriel.
A vantagem principal deste sistema e que o diferencia da maioria dos existentes no país é a de que o custo de implantação pelo Governo será apenas o de construção da infraestrutura, já que as áreas beneficiadas são privadas. Os proprietários e empreendedores estão preparados e comprometidos com o investimento necessário para a preparação de suas áreas.

PRÓXIMOS PASSOS


Nas próximas semanas, a equipe da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação estará em reunião em Brasília, para resolver pontos importantes das tratativas do projeto. Segundo o secretário Ernani Polo, a região pode esperar por notícias bastante positivas em relação a pauta. Ainda segundo ele o apoio político tanto em âmbito nacional, quanto estadual através da linha direta entre o deputado estadual Edu Olivera e o Governo do Estado ajuda e muito para que as dificuldades desta e outras demandas sejam solucionadas. 

Comentários