Edu Olivera completa 1 ano de mandato




Há exatos 365 dias, o santanense Edu Olivera assumia a vaga de deputado estadual. Após mais de 20 anos Santana do Livramento voltava a contar com um representante no parlamento gaúcho.
Mesmo com o tempo de mandato reduzido, apoiado nos mais de 17 anos de vida pública, o deputado fez o tempo render com uma agenda repleta de atividades.
Assim que assumiu a vaga no parlamento, Edu Olivera passou a fazer parte de duas importantes comissões da casa: a de Economia, Desenvolvimento e Turismo e a comissão da Educação, Ciência e Tecnologia.
O trabalho intenso do deputado, além de reacender importantes debates, trouxe resultados concretos e imediatos. Um deles, trata do investimento de R$ 5 milhões para manutenção da malha ferroviária gaúcha, resultante da pressão gerada pela série de audiências públicas realizadas pelo parlamentar. Outra importante conquista trata do decreto que autoriza a Associação dos Estudantes do RS (AERGS) a confeccionarem as carteiras de Passe Livre Estudantil.
 Edu Olivera protocolou ainda, dois importantes Projetos de Lei: o que determina a concessão de descontos para idosos e aposentados no valor das passagens rodoviários do Estado e o que institui o Censo Estadual das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

EM DEFESA DOS SANTANENSES

Assim como afirmou durante a campanha e faz em seus discursos na Assembleia Legislativa, Edu Olivera tem focado seus esforços na defesa dos interesses da comunidade santanense e da região da Fronteira Oeste.
No início do ano o deputado inaugurou em Santana do Livramento, seu Escritório Regional. Criado para aproximar as demandas santanenses do parlamento gaúcho, o espaço localizado na Silveira Martins nº 283, está aberto à comunidade diariamente, em horário comercial. Neste espaço, onde o parlamentar cumpre expediente todas as segundas-feiras já recebeu diversas autoridades e lideranças do município e da região.  
Mas seu trabalho em prol da comunidade santanense, não se resume às atividades do escritório, desde que assumiu como deputado estadual, Edu Olivera se pôs à frente de diversas pautas de interessa do município. Entre elas podemos destacar a luta em defesa do Quartel dos Bombeiros, da Patrulha Rural, da Santa Casa, da unidade do Instituto Geral de Perícias, da Instalação dos Free Shops e da Delegacia Especializada em Abigeato e Crimes Rurais, além da mais recente conquista, a revisão da venda da Fazenda Lolita, por parte do Governo do Estado.
“Esse mandato não é só meu, é de todos os santanenses. Depois de um longo período voltamos a ter voz política no parlamento e junto ao Governo do Estado, e as conquistas que partem disto são inúmeras”, afirma o deputado ao destacar a importância que seu mandato tem para o município. “É imprescindível que tenhamos essa noção, de que esta representação é peça chave para a defesa do interesse de todos nós e juntos temos de trabalhar para a manutenção dele”, garante.

PELO DIREITO À AUTODEFESA

Desde que assumiu como deputado estadual Edu Olivera têm se destacado por seu trabalho direcionado a uma de suas principais pautas, a segurança dos gaúchos e gaúchas.
Em parceria com colegas parlamentares e entidades relacionadas ao tema, o deputado instalou na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar pelo Direito do Cidadão à Autodefesa.
A Frente apoia o Projeto de Lei Federal 3722/2012, que altera o Estatuto do Desarmamento e visa interiorizar a discussão sobre o direito do cidadão à autodefesa, o que vêm ocorrendo em diversos municípios gaúchos desde sua instalação.
O parlamentar, junto do Sindicato Rural, têm participado de diversos encontros e reuniões a respeito do abigeato e dos crimes rurais, pauta que caminha junto à discussão do armamento. Defensor do direito constitucional à autodefesa, Edu Olivera protocolou junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, um pedido para que se instale em Santana do Livramento uma Delegacia Especializada neste tipo de crime, uma vez que o município é o líder no ranking de registros de ocorrências relacionadas à ele.
“Precisamos dar respostas às organizações criminosas que migram de outras áreas do crime para o campo e atender ao setor que responde por quase metade do PIB do Estado. O homem e a mulher rural estão à mercê da bandidagem. Além do direito garantido pela Constituição, à autodefesa, precisamos de instituições de segurança, mais presentes e próximas de quem precisa”, afirma o parlamentar.

HOMENAGENS

A agenda corrida do deputado, abriu espaço ainda para homenagens. Os 80 anos da Federação da Agricultura do Estado (FARSUL), foi homenageada por Edu Olivera, durante Grande Expediente no plenário da Assembleia Legislativa.
Além desta, outra importante homenagem, que marcou este primeiro ano de mandato, foi a entrega da Medalha de Mérito Farroupilha, maior honraria do parlamento gaúcho, ao santanense Nelson Cardoso (in memorian), o gaiteiro dos Canudos. Em um evento emocionante, realizado no Fogão Negrinho do Pastoreio, o tradicionalista recebeu, à medalha das mãos do deputado e seu grande fã.
Não menos importante foi a homenagem recebida pela jovem Maria Alice, também de Santana do Livramento, que ocorreu na Assembleia Legislativa, e contou com a presença de diversos parlamentares.

PARA 2018

Sem deixar de olhar para Santana do Livramento, onde o deputado cumpriu diversas agendas, firmando parcerias com importantes entidades como o Sindicato Rural, a ACIL, além da aproximação com as autoridades e lideranças, Edu Olivera visitou inúmeros municípios em praticamente todas as regiões do Estado.
“Os roteiros e as visitas, serviram não apenas para me aproximar fisicamente das comunidades, mas para que visse com meus próprios olhos as dificuldades enfrentadas pelos gaúchos”, afirmou o deputado, ao garantir que em 2018 o trabalho direto com os municípios será ainda mais intenso.
Para o ano que se aproxima, Edu prepara uma série de novidades e melhorias e conta com o apoio de toda a comunidade santanense. “O ano de 2018 será muito importante e na mesma intensidade difícil. Enfrentaremos como sempre com trabalho sério, honesto e comprometido com os interesses da nossa terra e da nossa gente. Conto com o apoio de todos para que possamos continuar este trabalho que temos feito e para que consigamos todos juntos mantermos este mandato que é tão importante para todos nós”, concluiu.

Comentários