Escola santanense participa da 49ª edição do programa Deputado por um dia da Assembleia Legislativa


Alunos da Escola Cyrino Luiz de Azevedo ao lado dos representantes das outras quatro escolas selecionadas.

Nesta segunda-feira, 27, a Escola Estadual de Ensino Médio Cyrino Luiz de Azevedo, participou da 49ª edição do Programa Deputado por um dia, realizado pela Assembleia Legislativa do Estado.
11 alunos, acompanhados das professoras Suelen Lencina, Claudia Gomes, Luciana Correa, além do diretor da escola, professor Elio Zibetti deslocaram-se até a capital gaúcha para participar da programação do evento.
O programa Deputado por um dia é realizado pelo parlamento gaúcho, através da Escola do Legislativo, e visa aproximar a Assembleia Legislativa da comunidade escolar, contribuir para a formação da cidadania, estimular o surgimento de jovens lideranças, além de evidenciar a importância do Poder Legislativo para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento da sociedade.
Durante esta 49ª edição os alunos das 5 escolas sorteadas para participar, entre as quais está a escola santanense, puderam vivenciar a experiência de elaborar, discutir e votar Projetos de Lei, no plenário onde ocorrem semanalmente as votações do legislativo gaúcho.

APROVAÇÃO

Deputados santanenses em votação plenária.

Cada escola selecionada para participar da edição deve apresentar um Projeto de Lei (PL), com foco em temas relacionados por exemplo, a educação e cidadania.
Neste ano, dos cinco projetos apresentados apenas dois obtiveram aprovação, sendo um deles o apresentado pelo Partido da Renovação Estudantil Santanense (PRES), da Escola Cyrino Luiz de Azevedo.
O PL, defendido pela líder da bancada, a aluna Mariana Bond, institui o Projeto de Valorização do Espaço Escolar – Semana Escola Viva. Consiste em atividades de mobilização, realizadas no mês de março, envolvendo os corpos docentes e discentes e a comunidade em ações que visem a valorização do espaço escolar.

RECEPÇÃO

A assessoria do gabinete do deputado estadual Edu Olivera, que não pode se fazer presente no evento, devido a agendas em sua região, recepcionou e participou do evento junto à escola santanense.
Para o parlamentar o projeto é muito importante por tratar-se de uma aproximação de extrema necessidade no período pelo qual passamos, no que se refere a política no país. “Fico extremamente feliz em ver escolas e alunos participando ativamente de projetos como o Deputado por um dia. Neste período de distanciamento, ver nessa juventude, a vontade de fazer a diferença é algo motivador”, garante Edu Olivera.
Os 11 estudantes receberam do parlamentar um “kit-democracia”, contendo cópias das constituições estadual e federal e um livro-resumo sobre a reforma política.


DEPUTADOS

Os 11 alunos que participaram do projeto, são:
- Mariana Bond – Líder da bancada
- André Acosta
- Ires Alves
- Vitória Riefel
- Emanuelly Marques
- Fernanda Ayrala
- Stefani Borges
- Priscila Dutra
- Igor Furtado
- Fábio Bissolotti

- Tuany Ibaldo

Comentários