Estudantes gaúchos passam a contar com mais uma entidade na expedição do Passe Livre



Decreto publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial do Estado, inclui, a partir de sua publicação, a Associação de Estudantes do Rio Grande do Sul (AERGS) como entidade responsável pela expedição de carteiras do Passe Livre. O decreto nº 53.924/18 é resultado da batalha travada pelo deputado estadual Edu Olivera, junto do Governo do Estado para solucionar os empasses relacionados ao Passe Livre estudantil.
  A partir do decreto publicado hoje, os estudantes gaúchos contarão com mais uma entidade na defesa do acesso dos mesmos ao direito do Passe Livre, evitando que na ausência de alguma das outras entidades não haja a suspensão da expedição de carteiras, o que aconteceu neste ano.


O caminho para o decreto

   Procurado, ainda no ano passado, por diversos diretórios acadêmicos, o parlamentar iniciou o agendamento de reuniões com o governo para solucionar a demanda.
    Já nos primeiros dias de 2018, estudantes que precisaram pedir a primeira via do documento, ou mesmo a renovação, tem passado por dificuldades. Isso porque, a União Estadual dos Estudantes (UEE-RS), uma das entidades responsáveis por encaminhar o documento junto à Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), esteve com o atendimento temporariamente suspenso. Sem os serviços da UEE, muitos destes estudantes ficaram à espera do atendimento.
   A pedido do deputado o Governo do Estado através da Casa Civil, debruçou-se sobre a problemática e após reunião realizada no dia 10 de janeiro iniciou o processo para a publicação do decreto. A reunião acompanhada pelo presidente da AERGS, Gregory Franceschi, do DCE da PUCRS, Matheus Xavier, do presidente do DCE da Uniritter, Norton Kruel, o do presidente da Associação dos Estudantes da Região Carbonífera e do ex-coordenador do Passe Livre RS, Bruno Labres, findou-se com o compromisso do Governo em avançar com o tema.
  Após a espera, acompanhada das investidas do deputado e dos diretórios acadêmicos, o primeiro passo rumo a um melhor atendimento aos estudantes gaúchos foi dado. A AERGS passa imediatamente a ser autorizada, após a publicação, a expedir o documento do Passe Livre junto da UEE-RS e da União Estadual dos Estudantes – UGES.
“Fico extremamente feliz em ser o porta voz desta boa notícia e aproximar o Governo daqueles que são o futuro do Rio Grande, nossos estudantes. Esta é uma luta que temos acompanhado de perto e que beneficiará milhares de estudantes gaúchos. O passe livre é um direito conquistado e encontrar maneiras para facilitar o acesso a este e qualquer outro direito é nosso dever como representantes do povo”, declara Edu Olivera que iniciou sua vida política nos diretórios acadêmicos da universidade.  

O Presidente Grégory Franceschi comenta o apoio do Deputado. “A AERGS é muito grata por todo o empenho do Deputado Edu Olivera nesse processo. Esse decreto beneficiará milhares de estudantes que encontram dificuldades no acesso ao benefício do Passe Livre Estudantil, desde o ano passado”, agradece.

Comentários